quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Devaneio de "uma mente brilhante"

Ás vezes as pessoas mais inteligentes são capazes de dizer as coisas mais estúpidas. Diz Stephen Hawking: "Because there is a law like gravity, the universe can and will create itself from nothing".
Analisando esta frase notam-se duas grandes contradições:
  • Primeira: Como é que o universo se cria a ele próprio? Qual é a coisa que se cria a sí própria? Nenhuma! Isto porque tudo o que começa a existir tem uma causa... um objeto não pode ser ao mesmo tempo causa e efeito de sí próprio.
  • Segunda: Como é que algo é criado a partir do nada? Se somarmos um milhão de zeros, por acaso, obtemos algum numero que não seja zero? Por acaso pode-se fazer uma casa sem tijolos?
Este pequeno exemplo serve para esclarecer uma falácia muito comum: a falácia da autoridade. Segundo a wikipedia o "(...) argumento de autoridade, é uma falácia lógica que apela para a palavra de alguma autoridade a fim de validar o argumento. Este raciocínio é absurdo, pois a conclusão baseia-se exclusivamente na credibilidade do autor da proposição e não nas razões que ele tenha apresentado para sustentá-la"(http://pt.wikipedia.org/wiki/Argumentum_ad_verecundiam).
Portanto, da próxima vez que pensar em invocar o nome de alguém para validar um argumento, dou-lhe um conselho... pense novamente ;)

4 comentários:

  1. É verdade, essa coisa de autoridade tem muito que se lhe diga... Mas, quanto ao resto, será criação ou transformação?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desculpa mas não percebi bem a tua pergunta Holos. Estás a perguntar se o universo se pode transformar a partir do nada?

      Eliminar
  2. " no Universo nada se cria, nada se perde, tudo se transforma", não é assim? Estava apenas a tentar dizer que aquilo que vemos no Universo poderá ser um processo de transformação constante e não de criação. Algo que existe e sempre existiu e que vai assumindo diferentes formas e coisas, digamos assim. Neste caso, a palavra criação não seria a mais apropriada e isto resolveria muitos problemas lógicos que se colocam frequentemente...Por outras palavras, só existe uma coisa e aquilo a que muitos chamam "nada" poderá ser algo... Evidentemente, tudo o que tem um inicio, poderá ter um fim, ou seja, um voltar à sua origem e, neste caso, seria apenas um voltar a um estado fundamental, num processo cíclico de transformação e não de criação.

    ResponderEliminar
  3. Haaa... agora compreendi! Sim,concordo plenamente contigo. O Universo está em constante transformação.
    Há mesmo uma teoria que defende que o Universo está num eterno processo de expansão seguido de contração, pelo que o big bang não seria mais do que o inicio da ultima expansão.

    ResponderEliminar