sábado, 15 de dezembro de 2012

Crianças que se lembram de vidas passadas

Em algumas partes do mundo, maioritariamente em países orientais, existe uma crença generalizada na reencarnação. Esta crença defende que o espírito ou alma habita sucessivamente vários corpos de modo a alcançar um maior nível de evolução.

Existem dois modos de abordar o assunto da reencarnação: pode pensar-se na questão ao nível filosófico, ou seja, podemos debater a lógica da reencarnação em termos teológicos, ou podemos pensar na questão a um nível científico, mais orientado para a obtenção de provas que confirmem ou refutem a existência de tal fenómeno.

Dentro da abordagem científica têm sido seguidas duas linhas de investigação que tentam avaliar a existência do fenómeno: uma através da regressão hipnótica e outra através do estudo de relatos feitos por pessoas que afirmam ter memórias de vidas passadas. Neste artigo debruçar-nos-emos sobre esta segunda linha de investigação.

Várias crianças, principalmente em países orientais, afirmam ter memórias de vidas passadas. Normalmente, essas memórias vão-se desvanecendo à medida que as crianças crescem, sendo que, quando chegam a adultas apenas cerca de metade delas as mantêm. As recordações centram-se maioritariamente em pessoas que conheciam na vida passada, nos lugares onde viviam e nas circunstâncias da sua morte. A maioria das pessoas afirma que as memórias têm um impacto positivo na sua vida, embora para algumas essas memórias tenham redundado em consequências negativas, como ser alvo de chacota ou ainda a persistência de medos ou fobias relacionados com as circunstâncias da morte.

O mais curioso nestes casos é que, certas vezes, é possível confirmar que as memórias das pessoas condizem com lugares e pessoas que nunca conheceram na sua vida presente. Em alguns casos, algumas situações vividas numa vida passada podem ser confirmadas por terceiros (que não conheciam a pessoa na vida presente).

Um desses casos extraordinários é o de James Leninger: Desde pequenino James sempre mostrou muito interesse e conhecimento de aeronaves, principalmente dos aviões usados na Segunda Guerra Mundial. Dos dois aos quatro anos o pequeno entusiasta de aeronaves tinha pesadelos recorrentes, nos quais se encontrava num avião de guerra atingido pelo fogo inimigo. Intrigados com o conteudo dos sonhos, os pais de James perguntaram-lhe quem tinha atingido o seu avião, tendo a criança respondido que tinham sido os Japoneses. Com o passar do tempo os pais de James foram-lhe fazendo mais perguntas e as respostas eram surpreendentes... disse que na outra vida se chamava James, que o seu avião tinha descolado do porta-aviões Natoma, que tinha um amigo piloto chamado Jack Larson e indicou através de uma fotografia o local onde o avião se tinha despenhado. Intrigado com a descrição o pai investigou o caso e concluiu que, de facto, em 1945 existiu um homem chamado James M. Houston Jr., piloto que servia a bordo do Natoma e cujo avião se tinha despenhado devido ao fogo Japonês no sitio em que James tinha indicado. Para além disso, descobriu também que Jack Larson era também um piloto que servia a bordo do Natoma.

Os videos deste caso podem ser vistos no youtube:



Apesar de este caso não provar a existência da reencarnação, dá-nos indicios de um fenómeno que, na minha opinião, vale a pena explorar já que pode revolucionar o modo como as pessoas vêm o mundo.
Para quem gostar do tema podem sempre ler as obras de Ian Stevenson ou de J. B. Tucker, académicos sérios que investigaram o fenómeno das crianças que se recordam de vidas passadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário