domingo, 15 de setembro de 2013

Posts do Facebook

Utilizo o Facebook, com alguma regularidade, para partilhar pensamentos, intuições e desabafos (nunca da minha vida pessoal). Ficam aqui alguns deles para, quem sabe, um dia mais tarde recordar:

O egoísmo é a fonte de todo o mal do mundo: guerras, atentados ambientais, competição extrema, injúrias, calúnias e todas as injustiças. Todos nascem da noção de que “eu” (por vezes “nós”) sou superior aos outros, o que é um erro. Quando nascemos não trazemos nada e nada levamos quando morremos, portanto onde está a diferença? O que tem um branco superior a um negro? Um cristão mais que um muçulmano? Um capitalista mais que um socialista? Somos todos diferentes, mas todos tão iguais… Que belo seria se o mundo compreendesse isto!

Há na nossa sociedade uma tendência mesquinha de bajulação... A verdade é que ninguém merece um tratamento especial: nem o sr. doutor, nem o sr engenheiro, nem o excelentíssimo meretissimo... o que é que são mais do que um pedinte?. "Estudaram" dizem alguns. Mas o que é que eles sabem? Uma gota no oceano infinito do conhecimento... Por muito que saibamos, a verdade é que nunca sabemos nada. Somos TODOS iguais!

Coisa bonita as Universidades de Verão... Na do PSD fala-se mal do PS e na do PS fala-se mal do PSD. Grandes exemplos que estão a dar aos pupilos! Desta forma, não tenho duvidas, Portugal tem o futuro assegurado.

Os governantes (todos: das juntas de freguesia ao governo) sofrem do mesmo mal que eu: miopia! Mas, enquanto a minha está nos olhos, a desses senhores está no pensamento... Como se justifica que a aposta tenha sido sempre nas infra-estruturas e nunca no capital humano, verdadeiro gerador de riqueza e de desenvolvimento social? A resposta é simples: eleições.
Enquanto não deixarmos de lado esta pequenez de pensamento nunca seremos uma nação próspera...

Já partilhei mas volto a fazê-lo... Existe uma máfia... um polvo cujos tentáculos se estendem da esquerda à direita, das grandes empresas aos reguladores. É esse polvo que desde há mais de cem anos vem governando o país em proveito próprio.Para que servem tantas autoestradas? Tantos projetos megalómanos? Tantas fundações e observatórios? Quem tem realmente beneficiado com tudo isso?... É chegada a altura de tirar a máscara a esses mercadores do bem-estar alheio e fundar um Portugal justo e próspero!

Senhores políticos de todos os quadrantes:Estou farto das vossas tretas de direita e de esquerda! Estou farto das vossas promessas! Farto de mentiras! Está na altura de deixar de parte as quezílias e os joguinhos de poder e de se assumirem como verdadeiros Homens e Mulheres! Está na altura de se unirem, pensarem no país e não nos vossos egos doentes...Portugal precisa, mais que nunca, de uma estratégia global e concertada que tire este país do buraco causado por décadas de má governação. Portugal precisa, neste momento, de todos nós!

A Noruega teve este ano um excedente orçamental de 13,8% do PIB, em contraste com a maioria dos outros paises que devido à crise têm, na generalidade, deficits bastante significativos. O excedente Norueguês deve-se principalmente às receitas do petróleo... A posse de recursos naturais como o petróleo e o gás natural subvertem completamente a lógica de funcionamento da concorrência ao nível internacional. Os países com tais recursos podem dar-se ao luxo de serem pouco competitivos e esbanjadores de dinheiro (o que não é o caso da Noruega) que, no final de contas, as suas finanças são sempre saudáveis. Na verdade, estes países sugam o suor e o trabalho de outros que não possuem estes recursos energéticos.Por este motivo torna-se necessário olhar para um mundo pós-carbono, em que predominam energias limpas e onde a riqueza de cada país possa ser determinada por aquilo que produz e não pela benção de ter recursos energéticos.

Normalmente, nas intervenções do FMI a paises com dificuldades de financiamento, a receita passa por austeridade e por um perdão parcial de dívida. Na Europa só se aplicou o primeiro elemento. O problema é que as economias, carregadas de austeridade, não conseguem libertar meios para amortizar a dívida e acabam por se endividar ainda mais... isto torna-se numa autêntica bola de neve. A divida pública portuguesa já vai em mais de 120% do PIB. Onde é que isto vai parar?

Não gosto da compartimentalização do conhecimento! Cada vez mais há gente especializada para isto e para aquilo... como consequência os técnicos perdem a visão da totalidade, do conjunto, tendem a focar-se na árvore em vez de se focarem na floresta. Como escreveu alguém certo dia: "os técnicos sabem cada vez mais sobre menos... virá o dia em que saberão tudo sobre nada!". Um viva ao ecletismo!

Às vezes perguntam-me se sou de direita ou de esquerda… e eu respondo: não sou de nenhum! Impuseram às pessoas uma falsa dicotomia, uma escolha entre o sistema capitalista e o socialista, ambos comprovadamente FALHADOS! As pessoas precisam da economia e a economia precisa das pessoas, não há volta a dar! O único sistema político merecedor de confiança não se encontra à esquerda ou à direita, encontra-se, fundamentalmente, no BOM SENSO dos decisores políticos, na capacidade destes em SERVIR ao invés vez de serem servidos e de defender, sempre e acima de tudo, o INTERESSE COLETIVO.

2 comentários:

  1. O Facebook é uma óptima ferramenta, pode ser utilizado de muitas maneiras. Mas, coincido aí contigo nesse aspecto, tenho também uma conta, mas quanto menos souberem da minha vida pessoal, melhor! Uso-o para alguns fins, mas tenho bastante cautela nesse sentido. Muitas vezes aquilo é um autêntico antro de bisbilhotice!
    Mas, por exemplo, acho que o blogue é bastante melhor para certas coisas, porque as coisas no facebook são mais efémeras, é tudo muito imediato e facilmente se perde no meio de tantas publicações e notícias. Já no blogue é o contrário, as coisas estão arquivadas, funciona como um livro e pode ser mastigado de outra maneira. Para além disso, as coisas não se perdem tanto no meio de outras... Tem as suas vantagens. Depois há também quem tenha 1000 ou 2000 amigos no facebook (não sei qual é o limite), eu até entendo que em certas circunstâncias podemos adicionar muitas pessoas, mas a palavra amizade é algo muito importante para ser usado desta maneira e no mundo real sabemos que as coisas não são assim, podes até conhecer muita gente, mas as verdadeiras amizades (as tais sintonias) não abundam e se tiveres um único amigo, se calhar já é uma sorte! ( e muitas vezes pensas que fulano é teu amigo e depois, reflectindo melhor, verificas que não tens nada a ver com essa pessoa e tudo foi um engano). Mas não é só em relação à amizade, nós muitas vezes gostamos de brincar e distorcer o verdadeiro sentido de outras palavras!

    ResponderEliminar
  2. Olá Holos!
    De facto isso da amizade é muito relativo... Há quem tenha milhares de amigos no facebook mas que quando precisa mesmo de um ombro amigo não tem ninguém. Mas muitos pensam que quanto mais amigos tiverem melhor: são mais influentes, têm mais poder... enfim, uma ilusão.
    Mas há uma coisa muito boa no Facebook, é que, de certo modo, veio trazer mais poder ao povo. Os media filtram muito a informação e só passam o que lhes interessa... Com o FB podemos contornar isso e fazer chegar uma informação importante a muita gente. Às vezes podemos encontrar lá coisas que nos fazem "abrir os olhos" em relação a muitas coisas!

    ResponderEliminar