quinta-feira, 21 de março de 2013

Conversas de tasco

A religião é um tema controverso e apaixonante, através das religiões surgiram grandes atos de amor e altruísmo, mas também os conflitos mais terríveis e sanguinários.
No estabelecimento comercial da minha família gosto de questionar as pessoas sobre temas controversos incluindo a religião. É neste sentido que publico aqui uma série de conversas sobre a Biblia que tive com um cliente. São conversas que procuram retratar o modo como o dogma (Católico neste caso) se apodera das pessoas mais simples e pode levá-las a acreditar no inacreditável. São também uma prova arrebatadora da influência dilacerante que a religião tinha (e ainda tem) nos camponeses nascidos na primeira metade do sec. XX.
Não pretendo criticar os crentes porque penso que, apesar de tudo, as religiões oferecem um código moral cujo espírito é essencialmente benéfico. O que pretendo é mostrar o modo pelo qual o totalitarismo religioso se pode apoderar duma pessoa e transformá-la numa marioneta.
As conversas têm boas doses de ironia...






2 comentários:

  1. Olá Danny. Está interessante! De facto, a religião teve (e ainda tem) uma influência muito forte nas pessoas e isso pode ser uma prisão mental,isso pode não ser muito bom...( independentemente do nível cultural da pessoa, porque nem sempre há uma relação directa). Mas eu vou defender aqui um pouco esse senhor teu cliente :) Ou seja, eu acho que realmente se fizermos uma leitura e interpretação literalista da bíblia (penso que é este o termo que se usa), estamos possivelmente a cometer um erro, mas muitas destas histórias talvez tenham um fundo de verdade. Por exemplo, o mito do dilúvio está não só presente na bíblia, mas também em muitas culturas antigas, o que sugere que algo aconteceu no passado, tendo sido transmitido oralmente e não só. A noção de destruições e cataclismos cíclicos não é assim tão absurda.
    Mas talvez a crença na politica e na economia (modelo) sejam coisas bastante piores neste momento e o facto de quase ninguém entender que precisamos de uma mudança civilizacional profunda...

    ResponderEliminar
  2. Olá Holos. Obrigado!
    Confesso que tenho um sentimento um pouco ambivalente em relação à bíblia (mais concretamente daquilo que conheço dela, porque nunca a li). De qualquer modo, sim, também concordo que alguns dos textos possam ter um fundo de verdade. Mas não penses que tenho alguma coisa contra a maioria das religiões cristãs (digo a maioria, porque há algumas que são um antro de ladrões, com todas as letras)... afinal foram elas que introduziram no ocidente conceitos tão importantes como o perdão e o amor ao próximo. Prefiro 100 vezes um mundo de religiosos a um mundo de ateus.
    Para além disso, há partes da bíblia que têm um valor inestimável, como por ex.: a parábola do semeador, a parábola dos talentos, a história do apedrejamento da mulher infiel... Aquilo que condeno é a tal interpretação literal que os padres incutiam na mente dos fiéis para os amederontarem e assim controlá-los melhor. Felizmente, nos dias de hoje, as pessoas já têm mais educação e os sacerdotes maior consciência do que há umas décadas atrás e portanto a prática religiosa tornou-se muito mais saudável.
    Em relação à economia e à politica acho que tens toda a razão!

    ResponderEliminar