quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Poema de Ngulchu Thogme

Se este corpo ilusório, que acredito ser meu, está doente, deixa-o ficar doente!
Esta doença permite-me purgar
O mau karma que acumulei no passado,
E as obras espirituais que posso então realizar
Ajudam-me a purificar os dois tipos de véus.

Se eu estiver bem de saúde, sou feliz,
Porque, quando o meu corpo e mente estão bem
Eu posso melhorar a minha prática espiritual,
E dar sentido real à existência humana
Ao virar o meu corpo, discurso e mente para a virtude.

Se sou pobre, sou feliz,
Porque não tenho nenhuma riqueza para proteger,
E eu sei que todos os problemas e animosidade
Brotam das sementes da ganância e do apego.

Se sou rico, sou feliz,
Porque com a minha riqueza eu posso fazer mais ações positivas,
E tanto a felicidade temporária, quanto a final
São o resultado de atos meritórios.

Se eu morrer em breve, é excelente,
Porque, assistido por um bom potencial, estou confiante que
Vou entrar no caminho inequívoco
Antes de qualquer obstáculo poder intervir.

Se viver por muito tempo, sou feliz,
Porque sem me despedir da chuva benéfica e quente das instruções espirituais
Eu posso, por um longo tempo, amadurecer completamente
A colheita das experiências interiores.

Portanto, aconteça o que acontecer, vou ser feliz!

Sem comentários:

Enviar um comentário